Sistemas Químicos

Toda matéria (tudo o que tem massa e que ocupa lugar no espaço) é constituída por átomos. Tudo o que está ao seu redor é formado por matéria, por conseqüência, por átomos. 

Os átomos não são visíveis. Você não enxerga um átomo isolado. O que você vê, ou seja, tudo ao seu redor, é formado por grupo de átomos.

Para facilitar o nosso estudo, vamos criar um modelo para os átomos. Ele será representado por uma esfera. Seriam esferas tão pequenas que não poderiam ser vistas nem com o auxílio dos mais poderosos microscópios (átomos já foram detectados usando o microscópio de varredura eletrônica).

Dessa forma, existem 115 tipos de átomos. Seriam, portanto, 115 tipos  de esferas diferentes.

Elemento químico: é o material formado por um único tipo de átomo, ou seja, formado por átomos iguais entre si.

Como temos 115 tipos de átomos diferentes, temos 115 elementos químicos diferentes.

Cada elemento químico recebe um nome e um símbolo. O símbolo é retirado do nome do elemento em latim. Em princípio, é representado por uma letra maiúscula. Existindo vários elementos com a mesma letra inicial, utiliza-se mais uma letra, agora minúscula. 

Veja alguns elementos da tabela periódica com a letra C:

Elemento  Símbolo
Carbono C
Cálcio Ca
Cádmio Cd
Cloro Cl
Cromo Cr
Césio Cs
Cério Ce
Cobre Cu
Cobalto Co

Observe que o símbolo pode representar tanto o elemento como o átomo do elemento.

Representação de um átomo de X: X

Representação de dois átomos de X: 2X

Em geral, os átomos não se encontram isolados, mas se agrupam, formando moléculas.

Dois átomos de X se reúnem e formam uma molécula de X, denominada molécula diatômica: X2
Três átomos de X se reúnem e formam uma molécula de X, denominada molécula triatômica: X3
Um átomo de X se reúne com um átomo de Y e forma uma molécula de XY.

De acordo com o que vimos até aqui, molécula é uma reunião de átomos ligados entre si, que podem ser iguais ou diferentes.

Observe o sistema a seguir:

Quantos átomos temos no sistema? 18, pois é a contagem das esferas que temos no sistema.

Quantos elementos químicos diferentes? 5, pois basta ver que as cores são diferentes. Dessa forma, cada tipo de átomo representa um elemento químico.

Temos então um sistema com 18 átomos, distribuídos em cinco elementos químicos diferentes.


Substância pura: é um material formado por moléculas iguais entre si (um só tipo de molécula constitui a substância pura). A fórmula é a representação gráfica da molécula de uma substância. Os números que aparecem na fórmula são chamados de índices e indicam quantos átomos de cada elemento químico estão presentes na molécula. Quando o índice for igual a 1, ele não precisará ser mencionado.

Veja só os exemplos:

É errado dizer que em uma molécula de água existem uma molécula H2 e um átomo de O. O correto é dizer que em uma molécula H2O existem dois átomos de H e um de O, conforme o desenho acima.

Substância simples: é formada por um único elemento químico (um só tipo de átomo na molécula). Podemos observar que a sua fórmula apresenta somente uma letra maiúscula.  Veja: H2, N2, O2, O3, P4, S8, He, etc.

Substância composta ou composto: é formada por átomos de mais de um elemento químico (mais de um tipo de átomo na molécula). Podemos observar que a sua fórmula apresenta mais de uma letra maiúscula.  Veja: H2O, N2O, CO2, HNO3, P2O5, C2H5OH, etc.

Mistura: Apresenta mais de uma espécie de molécula. No exemplo abaixo, temos moléculas de CO2, O2, H2 e H2O.

Deve-se observar que elemento químico tem, como representação, o símbolo.

Substância pura (simples ou composta) tem, como representação, a fórmula. Uma substância simples metálica é representada por seu símbolo. No entanto, a mistura não tem representação específica. Normalmente é indicada pelos seus componentes.


Exercícios 1

2

Qualquer dúvida com relação à teoria, envie um e-mail para Prof. João Neto

Retornar